quarta-feira, 14 de março de 2012

Labirinto... Símbolo e Arquétipo da Humanidade


Labirinto como símbolo e arquétipo da humanidade

O labirinto é um símbolo antigo que se encontra entre os mais diversos povos e na maioria das civilizações. Através das suas variadas configurações e funções, ao entrarmos dentro do labirinto, entramos dentro de um mundo fascinante e misterioso. Esse mundo em que é necessário entrar para saber o que lá se passa, é utilizado, por muitos, como metáfora do regresso ad uterum – caminho que a humanidade deve trilhar para que cada indivíduo possa encontrar, em si mesmo, o paraíso perdido pela sociedade moderna.


O labirinto, que a vida de cada um é, para além das formas materiais que possa revestir, possui uma simbologia que nos transporta aos arquétipos de Carl Gustav Jung e àquilo que é comum à humanidade: o inconsciente colectivo. E é (n)esse inconsciente colectivo, matriz geradora e produtora de mitos que (se) transporta o símbolo para o plano do real; seja a materialização numa gruta, num pavimento gótico, num belo jardim ou num armazém, o objectivo é sempre o mesmo, chegar ao centro.
O que é esse centro, e qual a sua significação, é o que cabe a cada um descobrir à medida que vai percorrendo os meandros do (seu) labirinto...

1 comentário:

  1. Os SONHOS como processos psicológicos aproximaram Jung e Freud e o que os afstou foram as diferenças fundamentais., sendo que Jung jamais conseguiu aceitar a insistência de Freud de que as causas dos conflitos psíquicos sempre envolveriam algum trauma de natureza sexual, e Freud não admitia o interesse de Jung pelos fenômenos espirituais como fontes válidas de estudo em si.

    ResponderEliminar